Postagens

Mostrando postagens de junho, 2016

ENFERMIDADES VASCULARES DA MICROCIRCULAÇÃO RENAL

Imagem

Vasa recta

Imagem
   Vaso reto ou vasa recta é uma artéria do tecido renal, originada das arteríolas eferentes, artéria arqueadas e artéria interlobares. São assim denominados porque seguem uma trajetória retilínea e descendente, do córtex até as porções mais profundas da medula renal.

RINS E GRAVIDEZ

Imagem

TRATAMENTO SUSTITUTIVO DA FUNÇÃO RENAL. HEMODIALISE E DIALISE PERITONEAL

Imagem
   Pacientes com insuficiência renal cronica terminal, é necessário que seja encaminhado a tempo para uma Unidade de Nefrologia para avaliar e tratar de atrasar a progressão da enfermidade, assim como prevenir e tratar as complicações da IRC. Informar ao paciente e sua família as opções de tratamento (hemodialise, dialise peritoneal, transplante renal, ou tratamento conservador) para decidir o tratamento adequado, planificar a tempo a cirurgia do acesso para dialise e decidir o inicio do tratamento sustitutivo renal (TSR).

Quimeras humanas

Imagem
É no DNA (ácido desoxirribonucleico) que toda a informação genética de um organismo é armazenada e transmitida para seus descendentes. Cada pessoa é diferente, na forma de ser ou no seu DNA (com exceção de gêmeos univitelinos), o que pode revelar com análise de sangue, cabelo ou saliva, entre outros fluidos e tecidos. No entanto algumas pessoas podem ter dois tipos de DNA diferente. São chamadas de quimeras humanas.

INSUFICIÊNCIA RENAL CRONICA

Imagem
 Se caracteriza pela presença persistente por pelo menos 3 meses de alterações funcionais ou estruturais dos rins, que se manifesta por:

Series Medicas

Imagem
 Aqui vai uma lista de series medica indicadas por esse blog que possa interessar aos leitores. House  House é uma série de investigação, em que o vilão é a doença e o herói é um médico polêmico, irreverente e anti-social que não confia em ninguém, muito menos em seus pacientes. Dr. House formou uma excelente equipe de três médicos, escolhendo apenas os melhores (de acordo com seus critérios pessoais e duvidosos) para diagnosticar doenças em casos misteriosos e já desacreditados.

INSUFICIÊNCIA RENAL AGUDA

Imagem
 Caracterizado por um descenso rápido (em horas ou dias) e sustentando a taxa de filtração glomerular (TFG). IRA pode aparecer em rins com função normal ou com certo grado de insuficiência renal cronica estável. A TFG é evidente pelo aumento da concentração plasmática de BUM e de creatinina, reflexo da retensão de produtos de desperdícios, e pode acompanhar ou não por descenso da diurese. Na oliguria a diurese é inferior a 20ml/h ou 400ml/dia.

Karl Landsteiner descobridor dos grupos sanguíneos e fator Rh

Imagem
   Karl Landsteiner médico austríaco, junto com sua equipe, descobriu o sistema ABO e também o fator Rh. Em 1902 descobriram os grupos saguineos: A, B, AB e O. Também descobriu-se suas incompatibilidades devido a reação imunológica entre substâncias dissolvidas no plasma sanguíneo e substâncias presentes nas hemácias. Substância então denominada aglutinógenas da membrana das hemácias de aglutinogênios; e as substâncias aglutinadoras do plasma de aglutininas.

Caso clinico #4

Paciente de 36 anos com anasarca de 56 dias de evolução. A 1 semana passou por consulta aonde solicitaram análises, os quais mostraram proteinuria de 18 grs/24hs, função renal conservada, creatinina 106 ml/min, hemograma normal, vsg 34 mm, colesterol 358 mg%, hipoalbuminemia de 2 grs/L hiperalfa2 globulina e  hipogamaglobulinemia. Indica uma? a) síndrome nefritica. b) síndrome nefrótica. c) nefrolitíase. Resposta: b) síndrome nefrótica. Saiba mais clique aqui

Caso clinico #3

Enfermidade glomerular primaria infrequente. Em microscópio óptico se observa padrões similares de lesão glomerular associada a infecções (hepatite C), enfermidades autoimune (LES), e enfermidade de coagulação intra glomerular. Crescimento de células mesangiais. A que tipo de  Glomerulonefrite membranoproliferativa nos referimos? a) tipo 3 b) tipo 1 c) mesangiocapilar b) tipo 2 Resposta: b) tipo 1 Saiba mais clique aqui

Caso clinico #2

Paciente de 4 anos, sexo masculino, mãe refere ganho de peso anormal, ademais apresenta edema periorbitario, ao exame urina identifica proteinuria de 53mg/kg/24h. Glomérulo esclerose focal e segmentaria. Nefropatia membranosa. Enfermidade de lesão minima. Sindrome nefrotico. Resposta: c. Enfermidade de lesão minima. Saiba mais clique aqui

Caso clinico #1

Paciente diabético tipo 1, com mais de 10 anos de evolução, apresenta microalbuminuria 30mg/24h. Qual seria o diagnóstico? a) Nefropatia Diabetica fase 2 b) Nefropatia Diabetica fase 1 c) Nefropatia Diabetica fase 3 d) Nefropatia Diabetica fase 4 Resposta: a) Nefropatia Diabetica fase 2 Saiba mais clique aqui

Nefropatia Diabetica

Imagem
Epidemiologia: É a primeira causa de enfermidade renal cronica terminal, 40% dos casos atribui a diabetes. 90% diabetes tipo 2 e 10% diabetes tipo 1.

Glomerulonefrite Aguda e Síndrome Nefritica

Imagem
Se caracteriza por hipercelularidade del glomérulo. Esta pode ser secundaria a uma inflamação (neutrófilos e monócitos infiltrado), a proliferação de células residentes glomerulares, ou ambas. Alguns fatores como de crescimento transformador beta, se a relacionado com glomerulosclerose final e lesão glomerular cronica.