SÍNDROME NEFRÓTICA IDIOPÁTICA OU PRIMARIA


  1. Enfermidade de lesão minima.
  2. Glomérulo esclerose focal e segmentar.
  3. Nefropatia membranosa.
  4. Glomerulonefrite membranoproliferativa.
1. Enfermidade de lesão minima:
É a mais comum de síndrome nefrótica em crianças  de 2 - 6 anos e entre 5% a 10% em adultos. Similar a reação adversa de certos fármacos (AINES ou lítio) e associada a tumores (como enfermidade de Hodgkin e leucemia).
  • Quadro clinico em crianças:
    • Ganho de peso.
    • Edema periorbitário e periférico.
    • Proteinuria (rango nefrótica).
  • Em adultos apresenta a mais:
    • hipertensão.
    • Micro hematuria.
    • Uremia leve a moderada.
    • Hipoalbuminemia.
    • Depressão de volume intravascular.
  • Exame histológico:
    • Acumulação de gotas lipídicas (nefrose lipoide)
  • Microscopia:
    • Desprendimento ou fusão dos pedicelos dos podócitos.
  • Tratamento:
    • Corticoides 60mg/dia por 8 semanas, ou dias alternados de prednisona 120mg por 2 meses.
    • Em recaídas frequentes e resistência a esteroides, ciclosporina 4 - 6mg/kg/dia por 4 meses.
2. Glomérulo esclerose focal e segmentar:
Focal menos de 50% dos glomérulos comprometidos.
Segmentar mais de 50% dos glomérulos comprometidos.
Apresenta em 20 a 25% dos adultos com síndrome nefrótica idiopático. Mais frequente em pacientes de etnia negra. Pode ser idiopática ou secundaria. Resultado de defeito genético recessivo de síndrome nefrótica secundaria a mutações da proteína estrutural podocino e uma mutação autossômica dominante da proteína estrutural alfa-actinina 4, assim como o canal associado ao diafragma do poro glomerular TRCP6. 
Apresentam resistência aos esteroides, curso progressivo, e não apresenta recorrências em transplante renal.
  • Quadro clinico:
    • Proteinuria assintomática, pode variar entre menos de 1g e mais de 30g/dia.
    • Hipertensão em 30 a 50% dos pacientes.
    • Micro hematuria.
    • Taxa de filtrado glomerular diminuída.
  • Em microscópio: 
    • Cicatrizes segmentarias.
    • Lesões esclerosantes segmentaria.
    • Incremento de glomérulos totalmente escleróticos.
  • Em microscópio eletrônico:
    • Desprendimentos dos pedicelos dos podócitos.
  • Tratamento:
    • Corticoides e agente citotóxicos.
    • Ciclosporina 4mg/kg/dia por 4 - 6 meses.
  • Prognostico:
    • Sem tratamento pode desenvolver uma ERCT em 5 a 20 anos depois do diagnostico.
    • Recorrência d 30% em rins transplantados.
3. Nefropatia membranosa:
Causa mais comum de síndrome nefrótica idiopático nos americanos de etnia branca. Pode se associar com infecções (sífilis, hepatites B e C), com lúpus eritematoso, com sais de ouro ou AINE e com certos tumores (tumores sólidos e linfomas).
  • Quadro clinico:
    • Proteinuria.
    • Edema.
    • Mais frequente associada a hipercoagulabilidade e trombose renal.
  • Microscópio óptico:
    • Alças capilares glomerulares rígidas ou engrossadas.
  • Microscópio eletrônico:
    • Depósitos imunes subepiteliais densas em toda as alças capilares glomerulares.
  • Tratamento:
    • Corticoides e citotóxicos via oral por 6 meses ( ciclofosfamida ou clorambucil).
    • Outros (mofetil micofenolato, pentoxifilina e anticorpo monoclonal anti-CD20 rituximabe).
  • Prognostico:
    • Supervivência superior a 75% aos 10 anos e remição espontânea de 20 a 30%. 
4. Glomerulonefrite membranoproliferativa ou mesangiocapilar:
  • Tipo I: Enfermidade glomerular primaria infrequente. Em microscópio óptico se observa padrões similares de lesão glomerular associada a infecções (hepatite C), enfermidades autoimune (LES), e enfermidade de coagulação intra glomerular. Crescimento de células mesangiais. 
  • Tipo II: Enfermidade de depósitos densos, mais infrequente que GNMP tipo I. associada a ativação sistêmica não controlada da via alternativa complementaria. Pode associar-se com lipodistrofia parcial. Se deve ao fator nefrítico C3, um anticorpo dirigido contra a C3 convertase da via alternativa do complemento.
GNMP idiopática mais comum em crianças ou adultos jovens diagnosticado a principio por proteinuria ou síndrome nefrótico. 
  • Tratamento:
    • Nenhum tratamento efetivo em adultos.
    • Corticoides em crianças a demonstrado algum exito.
  • Prognostico:
    • Progressão a ERCT em 10 anos do diagnostico.


Comentários

  1. A SÍNDROME NEFRÓTICA é uma doença renal grave que não pode ser curada por drogas ou injeções, mas a melhor maneira de se livrar da síndrome nefrótica é tomar um medicamento fitoterápico natural para ela.
    Fui diagnosticado com síndrome nefrótica por 15 anos e tentei diferentes medicamentos ou tratamentos com drogas, mas todos sem sucesso. Uma amiga preciosa me contou sobre o centro de ervas Dr. James, a casa do bem-estar. Ela me deu seu endereço de e-mail, entrei em contato com ele rapidamente para que ele me garantisse que seu remédio fitoterápico curará minha síndrome nefrótica. e eu estarei curado para sempre eu disse Ok. Eu perguntei a ele sobre o processo de cura, ele me pediu para pagar as taxas que eu fiz e em 5 dias úteis ele me mandou o fitoterápico então ele me instruiu sobre como beber de manhã e à noite durante duas semanas para ficar curado. Eu contei a Gomez meu amigo sobre o remédio fitoterápico, então ele me deu ir em frente para bebê-lo. Então, depois de beber por duas semanas, fiquei curado da síndrome nefrótica. Estou muito grato e prometi que recomendaria qualquer pessoa com síndrome nefrótica ao Dr. James e é isso que estou fazendo. A medicina mista de ervas do Dr. James me fez acreditar que há esperança para as pessoas que sofrem de doença de Parkinson, esquizofrenia, câncer, escoliose, câncer de bexiga, câncer colorretal, câncer de mama, câncer de rim, leucemia, câncer de pulmão, câncer de pele, câncer de útero, Câncer de próstata, fibromialgia, a
    Síndrome Fibrodisplasia, Epilepsia Doença de Dupuytren, Diabetes, Doença celíaca, Angiopatia, Ataxia, Artrite, Esclerose Lateral Amiotrófica, Doença de Alzheimer, Carcinoma adrenocortical.Asthma, Doenças alérgicas.Hiv_ Aids, Herpes, Doença inflamatória intestinal, Copd. Seu remédio é fácil de beber, sem efeitos colaterais, ele também me aconselhou a aumentar minha ingestão de vegetais frescos e de fibras, o que ajuda a manter meus hábitos intestinais regulares.e evitar a ingestão de alimentos com alto teor de potássio e magnésio
    Aqui estão as informações de contato dele ... [Email ... drjamesherbalmix@gmail.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

INSUFICIÊNCIA RENAL AGUDA

Vasa recta