Enfermidades glomerulares

Glomérulo é a unidade básica de filtração do rim que representa o 5% do seu peso e proporciona quase 2 m2 de superfície capilar glomerular. A membrana basal (MBG) é uma barreira seletiva tanto por tamanho como por carga. Processos renais que afeta a todos os glomérulos se define como difuso ou generalizado e focal quando afeta alguns glomérulos. Quando afeta apena um glomérulo e se o penhasco glomerular se encontra implicado se define como global e segmentário se só uma parte esta implicada.
Termos complementares usados com frequência  como proliferativo, esclerosante e necrosante (por ex.: glomeruloesclerose focal e segmentário). A proliferação extracapilar, ou a formação de Semiluas, causada por acumulação de macrófagos, fibroblastos, células epiteliais proliferativas e fibrina no interior do espaço de Bowman. Semiluas indicam um prognóstico grave. Cicatrizes tissulares entre os túbulos e o glomérulo, ou fibrose intersticial, também é um sinal de mal prognóstico em qualquer enfermidade glomerular.


Epidemiologia

São importantes problemas sanitários. A aparição de enfermidades glomerulares associada com HIV, hepatites B e C há mostrado um novo interesse nos padrões e nos mecanismos da lesão glomerular. Nas lesões se incluí desde microalbuminemia e microhematuria assintomática até falha renal oligúrico rapidamente progressivo. Em alguns pacientes, a retenção massiva de liquido e o edema se complicam a um começo de enfermidade glomerular, e em outros só apresentam sinais insidioso lento e sintomas de insuficiência renal crônica.


Biopatologia

Hematúria e a proteinuria são mecanismo chave em uma enfermidade glomerular (por ex.: rotura de parede capilar glomerular e perda da barreira glomerular seletiva de tamanho e de carga). Em algumas enfermidades glomerulares, como diabetes e amiloidose, produz alteração bioquímicas e estrutural da parede glomerular. Em outras, existe uma lesão renal mediada imunológicamente por deposito de anticorpos anti-MBG o por outros mecanismos.


Manifestação clinica

Cilindros eritrocitário ou hemácias dismorficas na urina e a presença de uma albuminuria importante. 500 a 1000 hemácias/ml indica lesão glomerular. Albumina normal inferior a 50mg/dia, o aumento da excreção de proteínas na urina pode proceder de uma filtração anormal de proteínas circulantes ou de uma reabsorção tubular proximal deficiente de proteínas normais de baixo peso molecular.

Bibliografia
CECIL Tratado Medicina Interna.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACRETISMO PLACENTÁRIO

INSUFICIÊNCIA RENAL AGUDA