Historia da vacina (EDWARD JENNER E LOUIS PASTEUR)
LOUIS PASTEUR EDWARD JENNER |
EDWARD JENNER |
Em 1796 Edward Jenner criou a vacina. Durante muito tempo se lutou contra a varíola, a doença matava até 40% dos doentes. A doença também atacava o gado, cavalos e porcos.
Nascido em Berkeley, 17 de maio de 1749, Formou-se em Medicina em Londres e voltou a sua cidade, onde começo a observar que pessoas que ordenhavam vacas não contraíam a varíola, desde que tivessem adquirido a forma animal da doença, Jenner extraiu o pus da mão de uma ordenhadora que havia contraído a varíola bovina e o inoculou em um menino saudável, James Phipps, de oito anos, em 04 de maio de 1796. O menino contraiu a doença de forma branda e logo ficou curado. Em 1º de julho, Jenner inoculou no mesmo menino líquido extraído de uma pústula de varíola humana. James não contraiu a doença, o que significava que estava imune à varíola.
Sua descoberta só foi reconhecida apos médicos de outros países adotarem a vacinação e obterem resultados positivos.
LOUIS PASTEUR |
Louis cientista francês nascido em 27 de dezembro de 1822, Dole, França. 90 anos apos Jenner, no final do seculo XIX, foi o primeiro a compreender o papel dos microrganismos na transmissão das infecções.Usou processos variados para atenuar a virulência, isto é, reduzir a infecciosidade dos microrganismos que utilizava para inocular os animais das suas experiências iniciais. Assim, ao provocar uma doença de forma muito atenuada, Pasteur ajudava o animal a defender-se das formas graves dessa doença. Em 1880, iniciou os seus estudos sobre a raiva e em 1885 aplicou pela primeira vez a vacina em um ser humano. A descoberta da vacina anti-rábica foi o primeiro resultado de grande repercussão da microbiologia aplicada à medicina.
Comentários
Postar um comentário