CISTOS VAGINAIS

 Cistos vaginais são bolsas fechadas sub a mucosa que podem ser formados por ar, líquidos e pus. Na parede vaginal pode aparece diferentes tipos de cistos. Sua origem é disembrioplásico, e se diferenciam por sua localização e revestimento epitelial em:

  • CISTOS DE GARTNER: pouco comum que surge devido a malformações no feto durante a gestação. Se formam a partir de restos do ducto mesonéfrico, são laterais ou anterolateral e revestidos por epitélio cúbito não mucíparo. Pode localizar desde o introito até os fundos dos sacos vaginais laterais. 
  • CISTOS PARAMESONÉFRICOS: originados de restos mullerianos, se encontra perto do vestíbulo e tem epitélio cilíndrico mucíparo o ciliado.
  • CISTO DE INCLUSÃO EPITELIAL: se desenvolve a partir de ilhotas do epitélio pavimentoso vaginal incluindo a capa fibromuscular, geralmente por malformação que ocorre durante a vida embrionária ou em ocasiões pode ser por uma cicatrização de uma lesão traumática. Estão formados por epitélio pavimentoso descamados, que formam um conteúdo espeço e brancos. Os sintomas são sensação de corpo estranho ou de peso, transtornos nas relações sexuais. Podem se infectar.
 O tratamento consiste em retirá-lo cirurgicamente e em casos de infecções prescrever antibióticos.



VEJA MUITO MAIS EM MEDINFORMAÇÃO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACRETISMO PLACENTÁRIO

INSUFICIÊNCIA RENAL AGUDA